“Ayurveda” significa em sânscrito “ciência da vida” e baseia-se numa teoria assente na influência de cinco elementos da natureza, no organismo de cada um. Fogo, terra, ar e éter, compõem e influenciam o organismo, aparecendo a doença quando um destes elementos está em desequilíbrio.
A filosofia Ayurvédica diz-nos que existem três tipos corporais, denominados por doshas – Vata, Pitta e Kapha – ou forças básicas que interagem em equilíbrio no organismo de todas as pessoas. Todos os indivíduos têm características dos três doshas, mas normalmente um deles predomina sobre os outros. Em algumas alturas, um dos doshas (que é influenciado por determinado elemento) pode ficar em desequilíbrio, originando a doença ou uma perturbação, física ou mental.
A filosofia Ayurvédica recomenda a prática de exercício físico e massagens, para eliminar as toxinas corporais e estimular o metabolismo e também estimular o sistema digestivo. A ingestão, digestão, absorção e o metabolismo da comida influencia igualmente a saúde e a doença. Segundo a filosofia Ayurvédica, para diferentes “doshas” são aconselhados diferentes alimentos, com um potencial preventivo e curativo distinto.
Massagem Ayurvédica no Float in Spa Lisboa |
A prática frequente de massagens é um dos princípios da medicina Ayurvédica, sendo este um dos melhores modos para conseguir o rejuvenescimento das células que compõem o organismo, de eliminação de factores nocivos, como o stress, entre outros benefícios que são conseguidos de forma eficiente com esta prática. A massagem Ayurvédica é também fundamental para trabalhar os centros vitais, ou “chakras”, por onde circula toda a energia.