sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Óleos essenciais nas massagens

O Float in tem diversas massagens onde aplica a aromaterapia nas suas massagens, recorrendo a óleos essenciais. Mas afinal o que torna os óleos essenciais tão especiais?

Um terapeuta de massagens pode potenciar os efeitos das suas massagens com a utilização de óleos essenciais, e também utilizar os mesmos, para melhorar vários aspectos específicos ou gerais, da saúde física e mental do seu paciente. 
Parta tal, precisa apenas de conhecer as propriedades de alguns óleos essenciais e as suas indicações terapêuticas, conhecendo também a melhor forma de utilizar esses óleos. Na prática das massagens, os óleos essenciais podem ser utilizados principalmente através de duas formas: inalação e aplicação do óleo sobre a pele.

Ao inalar uma essência, o organismo vai usufruir dos efeitos terapêuticos de um óleo essencial, através do aparelho respiratório. Os vapores são inalados pelo nariz, ativando os seus terminais nervosos, passando daí para a corrente sanguínea, e para todas as células do corpo, após alguns processos bioquímicos.O olfacto é, de todos os órgãos dos sentidos, o mais sensível e o primeiro a ser percebido pelo cérebro. Cada pessoa reage de uma maneira diferente ao entrar em contacto com um cheiro, já que todos possuímos uma identidade olfativa construída a partir das nossas experiências emocionais. 

Estas experiências e cheiros ficam registados e associados a muitas memórias, e por isso, quando sentimos um cheiro que desperta alguma memória importante, logo incorporamos a emoção que está associada aquele cheiro. Assim, a utilização de óleos essenciais, além de beneficiar o organismo, tendo em conta as suas propriedades terapêuticas, vai também dar origem a uma resposta emocional.
Para realizar a aromaterapia, utiliza-se um queimador próprio, no qual juntam algumas gotas de óleo essencial a água, conseguindo-se rapidamente, criar um ambiente agradável que permite ao cliente beneficiar das propriedades da essência.

No início da massagem o terapeuta pode também colocar algumas gotas do óleo essencial na palma das mãos, e passa-las perto da cara do cliente, pedindo-lhe que inspire, para que o óleo essencial tenha um efeito mais profundo e imediato.A pele absorve rapidamente os óleos e permite ao organismo receber as suas propriedades. Ao massajarmos o corpo com um óleo de massagem, onde foram previamente misturadas algumas gostas de óleo essencial, vamos combinar e potenciar, os efeitos da massagem com os do óleo utilizado. Podemos também atribuir outros efeitos à massagem, consoante as propriedades dos óleos. Por outro lado, ao realizar uma massagem com óleos essenciais, o corpo do cliente vai guardar o cheiro do óleo, que é normalmente agradável. 

O óleoessencial pode ser aplicado especificamente sobre uma determinada zona do corpo, beneficiando essa zona diretamente dos efeitos do óleo, ou em todo o corpo, ao ser misturado no óleo de massagem. Quando melhor for o estado da pele, melhor será a absorção das propriedades do óleo pelo organismo.

O óleo essencial nunca deve ser aplicado diretamente sobre a pele (exceptuando alfazema em alguns casos). Deve ser utilizado numa proporção de 1 gota de essência por cada 2 ml de óleo de massagem, isto é, para cada massagem onde se utilizem 20ml de óleo, utilizam-se 10 gotas de óleo essencial.
Para que o cliente possa retirar o benefício completo da utilização dos óleos essenciais, não deverá tomar banho nas duas horas seguintes à realização da massagem.

O terapeuta de massagem pode realizar a aromaterapia, ao mesmo tempo que aplica o óleo essencial na pele através da massagem, para potenciar o seu efeito.No Float in Spa a utilização de óleos essenciais em massagens é já uma realidade em quase todas as suas massagens e é justamente este um dos motivos que as tornam tão especiais.