sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Gravidade Zero em Picoas

Picoas é o centro empresarial de Lisboa. Uma zona onde a vida corre depressa, o trânsito é intenso e o tempo escasseia.São raros os momentos de descontracção e o foco está nas tarefas e objectivos que há que cumprir. Sempre, implacáveis a toda a hora.

No entanto, o Float in quer mudar o paradigma. Quer ser uma pedrada no charco na vida de Picoas. Quer ser um oásis de bem-estar e representar o que a vida tem de bom. O Float in levou consigo as melhores massagens e tratamentos corporais

e, como não podia deixar de ser, levou consigo a flutuação. E isso faz toda a diferença...

A flutuação em ambiente de privação sensorial, com sal Epsom, foi inventada pelo Neuro-cientista John Lilly em 1965, e é nomeada oficialmente por Terapia de Flutuação de Restrição de Estímulos Sensoriais. John Lilly inventou esta surpreendente terapia quando estudava técnicas de meditação e descobriu que quem participava nas suas experiências atingia níveis de relaxamento apenas alcançáveis através da meditação profunda.

Após a publicação dos estudos de John Lilly, muitas empresas começaram a construir cápsulas de flutuação - algumas delas ainda em funcionamento - que constituíram o molde de base para a terapia de flutuação como hoje a conhecemos: um espaço fechado, com uma solução de água e sal Epsom - para aumentar a densidade da água - com uma profundidade de 25 cm, aquecido à temperatura do corpo. Estas cápsulas proporcionavam assim um espaço com todo o conforto, isolado, calmo e com completa ausência de luz, sendo que o aspecto exterior da maioria destes tanques era ainda rudimentar, assemelhando-se a uma espécie de "caixote". Este design rudimentar dos tanques levou o conhecido designer Colin Stanwell-Smith, a conceber um novo modelo de tanque, com novos materiais, mais curvas e um aspecto muito mais acolhedor, perdendo por fim o aspecto de "caixão" que assustava muitos dos utilizadores.

Aproveitando o ambiente de privação sensorial e a ausência de gravidade,  NASA chegou a utilizar a terapia da flutuação para simular os níveis de gravidade e isolamento das suas operações espaciais. Actualmente a flutuação já está perfeitamente aceite e provada como uma terapia com diversos benefícios.Ajuda a combater a dor crónica ou aguda (fibromialgia, esclerose múltipla, hérnias, dores musculares, cãibras, etc), favorece a circulação sanguínea e linfática, a libertação de toxinas prejudiciais à pele ou alívio de asma, combate o cansaço e problemas cardiovasculares, a ansiedade e depressão, promove um bem-estar físico e mental e ainda níveis de relaxamento que favorecem um elevado poder de concentração.

O Float in apostou em mudar a vida de Picoas. Em dar "novos mundos" ao pequeno mundo que é esta zona da cidade, e a flutuação é isso mesmo, um "novo mundo" uma nova experiência. A gravidade zero chegou a Picoas!