sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Massagem Ayurvédica: Elementos e Doshas

A medicina Ayurveda baseia-se na noção de que o Universo é composto por cinco elementos: Éter (ou Espaço), Ar, Fogo, Água e Terra.

A combinação destes elementos chama-se Dosha (ou Prakrriti), e a cada forma de vida corresponde um equilíbrio desta combinação, que mantém a harmonia entre as funções físicas, mentais e emocionais de cada ser vivo.

massagem ayurvedicaApesar de a cada forma de vida não corresponder exactamente 33,3% de cada elemento, isso não significa que exista um desequilibro negativo, pois a cada ser vivo corresponde uma combinação única dos elementos, à qual corresponde um Dosha em específico. Mediante o tipo de Dosha, é adaptado o tipo de Massagem Ayurvédica e o óleo essencial utilizado na realização da massagem.

Cada Dosha pode ser facilmente identificado, tendo como base traços de personalidade e costumes de cada pessoa.

Tipos de Dosha:

Vata é uma combinação do Éter (Espaço) e Ar, sendo por isso uma pessoa imprevisível e que dificilmente cria “raízes”. Apesar de sofrer frequentemente mudanças de humor e apetite contínuo, a pessoa Vata é criativa e executa rapidamente tarefas, sendo altamente motivado pela excitação. Alguns dos desequilíbrios do Vata são a ansiedade, o medo e a falta de tolerância.
A realização regular da Massagem Ayurvédica numa pessoa Vata irá trazer inúmeros benefícios para a saúde, assim como o estabelecimento de uma rotina. A reposição e aumento da energia, atenuação de dores e problemas nas articulações e costas, regularização do processo digestivo e também ciclos do sono são algumas dos benefícios que a Massagem Ayurvédica traz para o individuo Vata.
Os Óleos mais indicados para a realização da Massagem Ayurvédica, numa pessoa Vata, devem ser doces, cítricos, resinosos e quentes, como o Patchouli, Cravo, Cedro, Alfazema, Erva Doce, Bergamota, Jasmim, Ylang-ylang e Laranja. A utilização destes Óleos vai ajudar a acalmar a essência nervosa do Vata, devendo aquecer e humedecer o organismo, promovendo as emoções positivas.

Pitta é a combinação do Fogo e Água, o que faz com que esta seja uma pessoa  equilibrada e muito metódica, sendo também um pouco agressivo, julgador e amante da perfeição. A pessoa Pitta é exigente consigo e com os outros, fazendo de tudo para alcançar os seus planos, com mérito e primor. Além de ambicioso e disciplinado, o individuo Pitta é muito carsismático e tende para profissões nobres (medicina, engenharia e direito), o que faz com que esteja frequentemente rodeado de várias pessoas que se sentem atraídas pela sua energia e capacidade de adimistração e liderança. Um dos desiquilíbrios do Pitta é tender para a competição física e mental, resultando numa exaustão de ambos.

A realização da Massagem Ayurvédica acarreta inúmeros benefícios para a pessoa tipo Pitta, restabelecendo todas as energias e eliminando a fadiga mental e física. Esta massagem, quando praticada regularmente, faz com que o individuo Pitta se acalme e encontre um equilibrio sereno e tranquilo entre todas as suas energias, estimulando o sono profundo e a clareza de espirito na tomada de decisões.
Para o Pitta, os Óleos mais indicados são herbáceos, frescos, florais e doces, como o de Camomila, Gerânio, Sândalo, Rosa, Sálvia, Vetiver, Esclaréia, Mirra,  Hortelã-pimenta, Pitigrain, Olíbano, Lótus e Manjerona. Uma vez que o Pitta é facilmente irritável, estes Óleos devem conter propriedades refrescantes e tranquilizantes.

Kapha é a combinação da Água e Terra, o que faz com que seja uma pessoa equilibrada e bem estruturada, com uma excelente energia vital e uma saúde estável e forte. O individuo Kapha é relaxando, apresentando um agrande resistência física e emocional, tendo uma visão serena do mundo e das pessoas em geral. Pacífico, tolerante e carinhoso, o Kapha é muito “terra-a-terra”, e com uma grande consciencia da realizade. Por se manter fiel às suas crenças e ideias, o Kapha pode pode por vezes sofrer de luxúria ou avareza, o que constitui alguns dos seus desiquilibrios, tendendo por vezes para a depressão.

Massagem AyurvedicaAo realizar a Massagem Ayurvédica a pessoa Kapha quebra a rotina, estimulando a adaptação a novas ideias e hábitos. Esta massagem vai equilibrar o Kapha, de forma a prevenir doenças de excessos – muito típicas deste tipo de Dosha – como hipertensão, problemas cardíacos, obesidade e diabetes.

Na realização da Massagem Ayurvédica ao Kapha devem se utilizados Óleos depurativos, quentes e estimulantes, como a Cânfora, genfibre, Eucalipto, Mostarda, Tomilho, Gerânio e Manjericão. As propriedades destes Óleos vão estimular e revigorar a energia melancólica e pesada do Kapha.

Uma das nossas massagens assinatura, venha até ao Float e viva momento únicos revigorante e de pleno bem-estar!

No Rato ou em Picoas, estamos à sua espera!