sexta-feira, 16 de maio de 2014

Flutuação: a ciência fala por si

Várias conceituadas Universidades de todo o mundo lideraram estudos científicos relacionando a Flutuação com o tratamento e melhoria de variadas condições médicas. Podemos mesmo considerar que este tipo de tratamento é uma alternativa à utilização de determinados fármacos, específicos para aligeirar situações específicas. Temos como exemplo problemas relacionados com a mente: depressões, ansiedade, stress e problemas de sono.

Flutuação LisboaA Flutuação demonstrou ser um excelente auxiliar na cura ou melhoria de pacientes que apresentavam sintomas deste tipo de condições, aliando-se, ou não, a sessões de terapia psicológica. Os resultados de todos os estudos foram positivos, conferindo à Flutuação uma notoriedade e credibilidade no mundo científico.

“Estes são indivíduos que já tentaram frequentemente muitas formas diferentes de tratamento. Têm uma necessidade enorme de relaxamento mas têm muitas dificuldades para adoptar métodos de relaxamento. Eles estão tão tensos que os métodos não funcionam”, diz Torsten Norlander, professor de psicologia e autor do estudo que comprova que a Flutuação reduz dores relacionadas com o stress.

“As melhorias clínicas são comparáveis com as de terapias de maior duração e consumo de esforço, confirmando a utilidade do REST como um versátil e durador tratamento da saúde comportamental”, são as conclusões de um estudo feito pela Universidade da Califórnia, liderado por Alistair Wallbaum, que comprova que a Terapia da Estimulação em Ambiente Restrito (REST) aliada ao relaxamento muscular progressivo ajudam a combater a cefaleia de tensão crónica.

Flutuação Lisboa “Estes resultados reforçam a hipótese de que a flutuação-REST funciona como uma poderosa força de indução do relaxamento e tem um potencial clínico no tratamento de doentes com problemas relacionados com distúrbios de stress. Existem vários estudos clínicos que aplicaram a Terapia da Estimulação em Ambiente restrito (REST) como tratamento. Os distúrbios tratados incluem a hipertensão, cefaleia de tensão muscular, distúrbios de ansiedade, dor cronica, insónia psicofisiológica, TPM (tensão pré-menstrual) e atrite reumatoide”, afirmam Thomas Fine, Professor no Departamento de Psiquiatria da Universidade de Medicina de Ohio, e Roderick Borrie, Psicólogo Clínico no Hospital de South Oaks, em Nova Iorque.

“A Flutuação e o tratamento REST também elevaram o optimismo dos participantes e reduziram o grau de ansiedade ou depressão; à noite, pacientes que se submeteram à flutuação, adormeceram mais facilmente. As presentes descobertas descrevem possíveis mudanças, para melhor, em pacientes que se queixavam de dores crónicas”, conclui-se através do estudo levado a cabo pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Karlstad, na Suécia.

“Suceder positivamente no tratamento de comportamentos de dependência é complicado derivado à complexidade das variáveis envolvidas (…) estudos de casos em que a Terapia da Estimulação em Ambiente Restrito (REST) é utilizada para tratar dependências estão relacionados com o tabagismo, distúrbios alimentares, alcoolismo e drogas (…) REST é um tratamento versátil que se demonstra eficaz na mudança de comportamentos de dependência”, são algumas das conclusões do estudo feito pelo Laboratório de Investigação da REST da Universidade de Stony Brooke, no Estado de Nova Iorque.

Flutuação Lisboa“Os resultados demonstram que a Terapia da Estimulação em Ambiente Restrito (REST) tem um impacto positivo psicologicamente (por exemplo, níveis e cortisol e pressão arterial mais baixos), no bem-estar e desempenho (…) a flutuação REST pode ser uma ferramenta útil na gestão do stress, em adição a ou em alternativa a outras ferramentas de controlo do stress”, afirmam Dirk Van Dierendoncka e Jan Te Nijenhuisb, no estudo do Departamento de Psicologia Organizacional das universidade holandesas de Amesterdão e Leiden.


Estes são apenas alguns do exemplos que comprovam que a Flutuação é, cada vez mais, procurada para fins terapêuticos e cura de problemas que englobam tanto o corpo como a psique. No website do Float in Spa encontra links para outros estudos que têm sido realizados nas últimas décadas.

Os benefícios da Flutuação são inúmeros, sendo também um tratamento que permite o relaxamento profundo e confere uma sensação de leveza e bem-estar prolongados.

A Flutuação é perfeita para quem tem uma vida agitada, e precisa de fazer uma pausa. Nada se compara ao total efeito healing (de cura) da Flutuação.

Visite-nos, no Rato ou em Picoas, e sinta-se nas nuvens!