quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Ayurvédica, uma prática milenar com diferentes tipos de massagens

A Massagem Ayurvédica é uma prática ancestral cujos conhecimentos se baseiam na medicina Ayurveda, originária da Índia, tendo como ideia fundamental que todas as formas de vida têm um Dosha.

O Dosha é uma combinação única de energias - Vata, Pitta ou Kapha - e a cada ser vivo corresponde um Dosha. Como tal, na prática da Massagem Ayurvédica deve-se sempre ter em consideração o Dosha de cada pessoa, assim como o estado de espírito no momento da massagem – dado que nesta massagem o terapeuta vai passar a sua boa energia, reequilibrando a energia vital da pessoa em questão, o Prana, e devolvendo o bem-estar e paz interior.

De entre as várias práticas desta massagem destacam-se: a Abhyanga, a Indian Head Massage e a Shantala.

A Abhyanga é uma massagem recomendada para ser realizada diariamente. À semelhança dos costumes orientais, em que recorrer à massagem como “cura” de vários males e/ou prevenção de doenças, a Abhyanga é uma prática que acarreta muitos benefícios para a saúde do corpo e da alma.
Deve ser realizada pela manhã, antes do banho, com o óleo mais apropriado para o Dosha em questão, através de movimentos com a palma da mão e pontas dos dedos, estendendo-se ao longo de todo o corpo com toques e pressões adaptados também ao tipo de Dosha.
O efeito final desta prática será o de rejuvenescimento, promovendo também a longevidade, atenuando a fadiga e removendo o excesso de toxinas que desequilibram o Dosha.

A Indian Head Massage (Massagem Indiana na Cabeça), como o próprio nome indica é realizada na cabeça, incluindo a cara e prolongando-se apenas até à zona do pescoço e ombros, de forma a ajudar o sistema nervoso a acalmar o corpo e o espírito.
À semelhança das outras práticas de Massagem Ayurvédica, a Indian Head Massage utiliza óleos essenciais específicos para cada tipo de Dosha, aplicados sob a forma de toques e pressões com as pontas dos dedos. São estes movimentos que vão permitir a eliminação do stress e tensões, entre outros benefícios. Por ser facilmente realizada em praticamente qualquer lugar, a Indian Head Massage é uma boa e rápida solução para enxaquecas, relaxamento geral, sendo também indicada para a estimulação da circulação sanguínea e mobilidade das articulações, assim como melhoramento de problemas de pele e capilares.

A Shantala é uma massagem muito específica, dedicada exclusivamente aos bebés. Podendo ser praticada em recém-nascidos, a Shantala é recomendada desde os primeiros dias de vida, promovendo o bem-estar e alegria do bebé ao longo do dia e a paz e tranquilidade na hora do descanso. O óleo de amêndoas é o mais indicado para esta prática, tendo sempre de ser aplicado com muito cuidado, dado que o corpo do bebé ainda não é muito forte.
Além de promovem a saúde do bebé, reforçando o sistema imunitário e prevenindo algumas doenças, a Shatala não revela efeitos negativos e ajuda ao desenvolvimento da mobilidade do bebé, permitindo que este receba desde cedo a mais pura das energias, mantendo o organismo livre de toxinas.