Actualmente os óleos essenciais são utilizados em inúmeras áreas como spas e clínicas de estética, aromaterapeutas e terapeutas de diversas áreas, departamentos de pesquisa, fabricantes de cosméticos, sabonetes, velas e perfumes artesanais; indústrias das áreas de cosmética, farmacêutica e veterinária e também para uso doméstico.
Propriedades, efeitos e indicações dos óleos essenciais
Existem inúmeros óleos essenciais. Cada óleo tem várias propriedades e indicações terapêuticas e pode também ser utilizado para uma terapêutica específica.
Os óleos são obtidos através de técnicas de extracção como a destilação por arrastamento de vapor de água, a extracção a frio das cascas de citrinos e a extracção por substâncias gordas.
Dada a sua complexidade química, o resultado final da mistura de dois ou mais óleos é mais rico do que a soma das propriedades de cada um. Isto deve-se à recombinação dos químicos que constituem cada óleo, dando origem a um composto com propriedades mais activas. O óleo de Alfazema, por exemplo, possui a particularidade de reforçar a actividade dos outros óleos essenciais.
Os óleos essenciais podem ser utilizados para os mais diversos fins terapêuticos e na prática das massagens destacam-se os seguintes efeitos:
- Relaxamento e efeito calmante;
- Revigoração, combate ao stress e estados depressivos;
- Celulite, acne e infecções;
- Dores musculares e problemas circulatórios;
- Problemas sexuais, enxaquecas;
- Problemas de tensão arterial, problemas respiratórios e problemas gastrointestinais
- Relaxantes;
- Revigorantes;
- Regenerativos os terapêuticos
Aromaterapia nas massagens
Na prática das massagens os óleos essenciais podem ser utilizados principalmente através de duas formas: inalação e/ou aplicação do óleo sobre a pele.
Inalação ou aromaterapia
Ao inalar uma essência, o organismo vai usufruir dos efeitos terapêuticos de um óleo essencial, através do aparelho respiratório. Os vapores são inalados pelo nariz, activando os seus terminais nervosos e passando para a corrente sanguínea, após alguns processos bioquímicos.
O olfacto é, de todos os órgãos dos sentidos, o mais sensível e o primeiro a ser percebido pelo cérebro. Cada indivíduo reage distintamente ao entrar em contacto com um cheiro, já que todos possuímos uma identidade olfactiva construída a partir das nossas experiências emocionais. Estas experiências e cheiros ficam registados e associados a muitas memórias, por isso quando sentimos um cheiro que desperta alguma memória importante incorporamos a emoção que está associada aquele cheiro.
Além de beneficiar o organismo, tendo em conta as suas propriedades terapêuticas, a utilização de óleos essenciais vai também dar origem a uma resposta emocional.
Para realizar a aromaterapia utiliza-se um queimador próprio no qual se juntam algumas gotas de óleo essencial a água, conseguindo-se rapidamente criar um ambiente agradável que permite ao beneficiar das propriedades terapêuticas da essência.
No início da massagem o terapeuta pode também colocar algumas gotas do óleo essencial na palma das mãos e passá-las perto da cara do cliente, para que este inale suavemente a essência e sinta os efeitos do óleo essencial de uma forma mais profunda.
Aplicação do óleo essencial sobre a pele
A pele absorve rapidamente os óleos e permite ao organismo receber as suas propriedades.
Ao massajarmos o corpo com um óleo de massagem, onde foram previamente misturadas algumas gostas de óleo essencial, vamos combinar e potenciar os efeitos da massagem com os efeitos característicos do óleo utilizado. Podemos também atribuir outros efeitos à massagem, consoante as propriedades dos óleos, além de deixar a pele com um aroma agradável do óleo essencial aplicado.
O óleo essencial pode ser aplicado especificamente numa zona do corpo, fazendo com que essa zona beneficie directamente dos efeitos do óleo, ou em todo o corpo, ao ser misturado no óleo de massagem. Quanto melhor for o estado da pele, melhor será a absorção das propriedades do óleo pelo organismo.
O óleo essencial nunca deve ser aplicado directamente sobre a pele (exceptuando alfazema em alguns casos), devendo ser utilizado numa proporção de 1 gota de essência por cada 2 ml de óleo de massagem. Isto é, para cada massagem, onde se utilizem 20ml de óleo, utilizam-se 10 gotas de óleo essencial.
Para que o cliente possa retirar o benefício completo da utilização dos óleos essenciais, não deverá tomar banho nas duas horas seguintes à realização da massagem.
O terapeuta de massagem pode realizar a aromaterapia ao mesmo tempo que aplica o óleo essencial na pele através da massagem, para potenciar o seu efeito.
Cuidados a ter com a utilização de óleos essenciais:
- Não utilizar directamente sobre a pele, exceptuando a alfazema em algumas situações;
- Não utilizar óleos essenciais na realização de massagens a grávidas;
- Não administrar óleos essenciais por via oral;
- Manter os óleos em lugares secos e frescos, tendo em atenção o seu prazo de validade ou verificando a sua validade através do cheiro
A qualidade do óleo essencial vai determinar uma grande parte do efeito que o mesmo terá, sendo por isso necessário ter algum cuidado com o local onde o óleo é comprado, para garantir a qualidade do mesmo.
O critério para escolha dos óleos essenciais poderá ser: a maior variedade de propriedades de cada óleo, a “empatia” pessoal com a essência e o conseguir com poucos óleos oferecer ao cliente a escolha entre pelo menos dois óleos para cada tipo de massagem, (efeito pretendido com a massagem).
Propriedades e efeitos dos óleos essenciais
Alecrim: estimulante, antidepressivo, combate as dores de cabeça, dores musculares e também a fadiga, benéfico para a hipotensão e indigestão, fortalece o cabelo, reduz a celulite e é um bom drenante.
Alfazema: antidepressivo, analgésico, antisstress, reduz insónias e o nervosismo, cuida da pele e é um excelente cicatrizante, combate as dores de cabeça, alivia dores musculares, elimina maus odores corporais e é um bom drenante.
Bergamota: equilibrante psíquico, calmante, antidepressivo, relaxante e regenerador da pele.
Hortelã Pimenta: estimulante e vivificante, antisstress, melhora a concentração, reduz as dores de cabeça e náuseas, combate a hipotensão e indigestão, elimina maus odores corporais.
Lemongrass: estimulante, antidepressivo, aumenta a concentração e fortalece o sistema imunitário, refrescante e bom ambientador, reduz problemas de indigestão, mau odores corporais.
Limão: revigorante, fortalece o sistema imunitário, reduz problemas de hipertensão e constipação, assim como de indigestão e também reumático, é um bom drenante.
Ylang-Ylang: relaxante, antidepressivo, reduz a ansiedade e problemas de hipertensão, cuida da pele e tem efeitos afrodisíacos
Com uma selecção idêntica à que apresentamos é possível abranger quase todos os tipos de necessidades de um cliente, podendo o mesmo escolher entre 2 ou 3 óleos para cada massagem.
O terapeuta pode então criar uma matriz que lhe facilitará a escolha dos óleos que vai sugerir ao cliente, consoante as características deste ou da massagem que vai realizar.
Por exemplo:
Alfazema, Bergamota ou Ylang Ylang para a realização de uma massagem de relaxamento, ou cliente com problemas de ansiedade;
Alecrim, Lemongrass ou hortelã-pimenta, para uma massagem revigorante, ou cliente com falta de energia ou depressão;
Limão, Alfazema e alecrim, para massagem detox ou drenagem;
Alfazema, hortelã pimenta ou gerânio para um cliente com problemas de stress.
Na Loja de Essências do Float in pode encontrar os seus óleos essenciais preferidos.
A nossa selecção de 9 essências 100% inclui: Alecrim, Alfazema, Bergamota, Hortelã Pimenta. Lemongrass, Limão, Ylang-ylang, uma essência exclusiva de Relaxamento e outra Afrodisíaca.
Escolha o que preferir, e o Float in entrega em sua casa com toda a comodidade e confiança! Aproveite e leve consigo e be-estar!