segunda-feira, 9 de março de 2015

Essências Float in, a alma da planta

Os óleos essenciais extraídos das plantas representam um elemento de grande importância para as indústrias da cosmética e farmacêutica. Essas substâncias orgânicas, puras e extremamente potentes, são consideradas a alma da planta e são as principais componentes bioquímicas da acção terapêutica das plantas medicinais e aromáticas.

Óleos Float inDesde há 4 milénios que as propriedades terapêuticas das plantas são utilizadas para fins medicinais, tendo sido o seu uso documentado na medicina ayurvédica, com livros escritos em sânscrito, e na medicina chinesa, num dos livros mais antigos sobre ervas e as suas propriedades, o livro Shen Nung.

Actualmente os óleos essenciais são utilizados em inúmeras áreas como spas e clínicas de estética, aromaterapeutas e terapeutas de diversas áreas, departamentos de pesquisa, fabricantes de cosméticos, sabonetes, velas e perfumes artesanais; indústrias das áreas de cosmética, farmacêutica e veterinária e também para uso doméstico.

Propriedades, efeitos e indicações dos óleos essenciais

Existem inúmeros óleos essenciais. Cada óleo tem várias propriedades e indicações terapêuticas e pode também ser utilizado para uma terapêutica específica.

Os óleos são obtidos através de técnicas de extracção como a destilação por arrastamento de vapor de água, a extracção a frio das cascas de citrinos e a extracção por substâncias gordas.

Dada a sua complexidade química, o resultado final da mistura de dois ou mais óleos é mais rico do que a soma das propriedades de cada um. Isto deve-se à recombinação dos químicos que constituem cada óleo, dando origem a um composto com propriedades mais activas. O óleo de Alfazema, por exemplo, possui a particularidade de reforçar a actividade dos outros óleos essenciais.

Os óleos essenciais podem ser utilizados para os mais diversos fins terapêuticos e na prática das massagens destacam-se os seguintes efeitos:
  • Relaxamento e efeito calmante;
  • Revigoração, combate ao stress e estados depressivos;
  • Celulite, acne e infecções;
  • Dores musculares e problemas circulatórios;
  • Problemas sexuais, enxaquecas;
  • Problemas de tensão arterial, problemas respiratórios e problemas gastrointestinais
Podemos também categorizar os óleos essenciais de acordo com os seus principais efeitos:
  • Relaxantes;
  • Revigorantes;
  • Regenerativos os terapêuticos
Alguns óleos essenciais, como a Alfazema e o Alecrim, têm a particularidade de ter uma maior variedade de propriedades, sendo estes os mais úteis para terapeutas de massagem. Além de terem um cheiro agradável, permitem que com apenas um frasco de óleo essencial possam responder a vários tipos de necessidades.

Aromaterapia nas massagens

Um terapeuta de massagens pode potenciar os efeitos das suas massagens com a utilização de óleos essenciais, podendo também utilizá-los para melhorar vários aspectos, específicos ou gerais, da saúde física e mental do seu paciente. Para que isso aconteça o terapeuta precisa de ter presentes todas as propriedades dos óleos essenciais que vai utilizar, assim como as suas indicações terapêuticas e o modo de uso.

Na prática das massagens os óleos essenciais podem ser utilizados principalmente através de duas formas: inalação e/ou aplicação do óleo sobre a pele.

Inalação ou aromaterapia

Ao inalar uma essência, o organismo vai usufruir dos efeitos terapêuticos de um óleo essencial, através do aparelho respiratório. Os vapores são inalados pelo nariz, activando os seus terminais nervosos e passando para a corrente sanguínea, após alguns processos bioquímicos.

O olfacto é, de todos os órgãos dos sentidos, o mais sensível e o primeiro a ser percebido pelo cérebro. Cada indivíduo reage distintamente ao entrar em contacto com um cheiro, já que todos possuímos uma identidade olfactiva construída a partir das nossas experiências emocionais. Estas experiências e cheiros ficam registados e associados a muitas memórias, por isso quando sentimos um cheiro que desperta alguma memória importante incorporamos a emoção que está associada aquele cheiro.

Além de beneficiar o organismo, tendo em conta as suas propriedades terapêuticas, a utilização de óleos essenciais vai também dar origem a uma resposta emocional.

Para realizar a aromaterapia utiliza-se um queimador próprio no qual se juntam algumas gotas de óleo essencial a água, conseguindo-se rapidamente criar um ambiente agradável que permite ao beneficiar das propriedades terapêuticas da essência.

No início da massagem o terapeuta pode também colocar algumas gotas do óleo essencial na palma das mãos e passá-las perto da cara do cliente, para que este inale suavemente a essência e sinta os efeitos do óleo essencial de uma forma mais profunda.

Aplicação do óleo essencial sobre a pele

A pele absorve rapidamente os óleos e permite ao organismo receber as suas propriedades.

Ao massajarmos o corpo com um óleo de massagem, onde foram previamente misturadas algumas gostas de óleo essencial, vamos combinar e potenciar os efeitos da massagem com os efeitos característicos do óleo utilizado. Podemos também atribuir outros efeitos à massagem, consoante as propriedades dos óleos, além de deixar a pele com um aroma agradável do óleo essencial aplicado.

O óleo essencial pode ser aplicado especificamente numa zona do corpo, fazendo com que essa zona beneficie directamente dos efeitos do óleo, ou em todo o corpo, ao ser misturado no óleo de massagem. Quanto melhor for o estado da pele, melhor será a absorção das propriedades do óleo pelo organismo.

óleos Float inO óleo essencial nunca deve ser aplicado directamente sobre a pele (exceptuando alfazema em alguns casos), devendo ser utilizado numa proporção de 1 gota de essência por cada 2 ml de óleo de massagem. Isto é, para cada massagem, onde se utilizem 20ml de óleo, utilizam-se 10 gotas de óleo essencial.

Para que o cliente possa retirar o benefício completo da utilização dos óleos essenciais, não deverá tomar banho nas duas horas seguintes à realização da massagem.

O terapeuta de massagem pode realizar a aromaterapia ao mesmo tempo que aplica o óleo essencial na pele através da massagem, para potenciar o seu efeito.

Cuidados a ter com a utilização de óleos essenciais:
  • Não utilizar directamente sobre a pele, exceptuando a alfazema em algumas situações;
  • Não utilizar óleos essenciais na realização de massagens a grávidas;
  • Não administrar óleos essenciais por via oral;
  • Manter os óleos em lugares secos e frescos, tendo em atenção o seu prazo de validade ou verificando a sua validade através do cheiro
A escolha de óleos essenciais

A qualidade do óleo essencial vai determinar uma grande parte do efeito que o mesmo terá, sendo por isso necessário ter algum cuidado com o local onde o óleo é comprado, para garantir a qualidade do mesmo.

O critério para escolha dos óleos essenciais poderá ser: a maior variedade de propriedades de cada óleo, a “empatia” pessoal com a essência e o conseguir com poucos óleos oferecer ao cliente a escolha entre pelo menos dois óleos para cada tipo de massagem, (efeito pretendido com a massagem).

Propriedades e efeitos dos óleos essenciais

Alecrim: estimulante, antidepressivo, combate as dores de cabeça, dores musculares e também a fadiga, benéfico para a hipotensão e indigestão, fortalece o cabelo, reduz a celulite e é um bom drenante.

Alfazema: antidepressivo, analgésico, antisstress, reduz insónias e o nervosismo, cuida da pele e é um excelente cicatrizante, combate as dores de cabeça, alivia dores musculares, elimina maus odores corporais e é um bom drenante.

Bergamota: equilibrante psíquico, calmante, antidepressivo, relaxante e regenerador da pele.

Hortelã Pimenta: estimulante e vivificante, antisstress, melhora a concentração, reduz as dores de cabeça e náuseas, combate a hipotensão e indigestão, elimina maus odores corporais.

Lemongrass: estimulante, antidepressivo, aumenta a concentração e fortalece o sistema imunitário, refrescante e bom ambientador, reduz problemas de indigestão, mau odores corporais.

Limão: revigorante, fortalece o sistema imunitário, reduz problemas de hipertensão e constipação, assim como de indigestão e também reumático, é um bom drenante.

Ylang-Ylang: relaxante, antidepressivo, reduz a ansiedade e problemas de hipertensão, cuida da pele e tem efeitos afrodisíacos

óleos Float inCom uma selecção idêntica à que apresentamos é possível abranger quase todos os tipos de necessidades de um cliente, podendo o mesmo escolher entre 2 ou 3 óleos para cada massagem.

O terapeuta pode então criar uma matriz que lhe facilitará a escolha dos óleos que vai sugerir ao cliente, consoante as características deste ou da massagem que vai realizar.

Por exemplo:

Alfazema, Bergamota ou Ylang Ylang para a realização de uma massagem de relaxamento, ou cliente com problemas de ansiedade;

Alecrim, Lemongrass ou hortelã-pimenta, para uma massagem revigorante, ou cliente com falta de energia ou depressão;

Limão, Alfazema e alecrim, para massagem detox ou drenagem;

Alfazema, hortelã pimenta ou gerânio para um cliente com problemas de stress.

Na Loja de Essências do Float in pode encontrar os seus óleos essenciais preferidos.

A nossa selecção de 9 essências 100% inclui: Alecrim, Alfazema, Bergamota, Hortelã Pimenta. Lemongrass, Limão, Ylang-ylang, uma essência exclusiva de Relaxamento e outra Afrodisíaca.

Escolha o que preferir, e o Float in entrega em sua casa com toda a comodidade e confiança! Aproveite e leve consigo e be-estar!