segunda-feira, 17 de abril de 2017

Os Doshas na Medicina Ayurvédica

A Massagem Ayurvédica é a Massagem do Mês de Maio, e na publicação anterior já lhe falámos sobre como esta massagem é uma das técnicas de cura utilizadas pela Medicina Ayurvédica. Esta é a forma de medicina mais antiga do mundo, que se baseia na avaliação dos doshas, ou biotipos de cada pessoa, para corrigir desequilíbrios e prevenir doenças.

Segundo esta crença milenar, existem três doshas - Vatta, Pitta e Kapha. Acredita-se que todas as pessoas possuem os três doshas, mas em proporções variadas. Eventualmente, há excesso ou carência de um dos três doshas, o que constitui um desequilíbrio que pode originar uma doença. Estas poderão ser prevenidas, ou as manifestações dos doshas equilibradas, recorrendo a métodos de cura praticados pela medicina Ayurvédica, que incluem dietas, exercícios físicos, uso de plantas medicinais, meditação, Yoga e massagens.

"Dosha" é uma palavra em sânscrito que significa as "forças, no corpo, que mais facilmente se desequilibram". Mas realmente, o que significa cada dosha, e como poderá descobrir o seu?


O Dosha Vata

 
Vata significa a força que gera e possui as qualidades do ar (e do espaço). Vata não é “gás”, mas a força que, quando em excesso, produz "gás". Vata é o dosha formado pelos elementos ar e éter. As suas características podem ser resumidas pela frase "seco, leve e frio". As pessoas com predominância de Vata são geralmente magras, activas, costumam ter a pele seca. Segundo a medicina Ayurvédica, pessoas com predominância de características Vata devem evitar alimentos amargos, bem como frio e humidade.


O Dosha Pitta


Pitta significa "a força que gera" e possui as qualidades do fogo. Pitta não é "bílis" mas a força que, quando em excesso, produz "bílis" e "ácido". Pitta é o dosha formado pelos elementos fogo e água. As suas características podem ser resumidas pela frase "quente, oleoso e leve". São pessoas activas e com boa conformação física. Têm tendência a serem nervosas e facilmente irritáveis. As pessoas com predominância Pitta devem evitar alimentos salgados e picantes, para não aumentar a irritabilidade digestiva. Em caso de desarmonia de Pitta, os sintomas iniciais serão febre e infecção.


O Dosha Kapha


Kapha significa a força que gera e possui a qualidade da "água" (e terra). Kapha não é o “muco”, mas a força que, quando em excesso, produz "muco". Kapha é o dosha formado pelos elementos água e terra. A suas características podem ser resumidas pela frase "húmido, pesado e frio". As pessoas com predominância Kapha costumam ser grandes e pesadas, podendo facilmente tender à obesidade. Devem evitar alimentos húmidos, frios e pesados, como massas e arroz. Em caso de desequilíbrio, este costuma manifestar-se como excesso de muco e problemas respiratórios.
Para encontrar o dosha e as recomendações de saúde que mais se adequam a si, lembre-se que cada um de nós é resultante da combinação destes três doshas. Na altura da concepção, a Natureza decide a combinação de doshas dentro de cada pessoa. Isto é que faz de cada um de nós um ser único. 

Contudo, descobrir o seu dosha predominante não faz só com que perceba os cuidados de saúde que deverá ter com o seu corpo. Correspondentes ao seu dosha, verá também traços físicos que se traduzem na descrição física da pessoa, como por exemplo altura, complexão, olhos, entre outros traços.
 
Mais interessante serão descobrir traços mentais e comportamentais que se traduzem na espécie de pessoa que somos, como dormimos, sonhamos e pensamos, como reagimos a situações externas, quais as nossas fragilidades, a atitude em relação a dinheiro, traços intelectuais que fazem de nós mais expansivos ou introvertidos, criativos ou constantes.
 
Mas talvez mais útil será perceber através de cada dosha como doenças e traços próprios são responsáveis por diferentes espécies de clima, alimentos e meio-ambiente sejam benéficos ou prejudiciais para o nosso bem-estar físico e emocional.
 
Assim, é importante compreender nossa constituição de forma a que o próprio de possa tornar consciente das suas forças e predisposições internas para certas doenças e padrões negativos de procedimento. Descobrindo isso, descobrirá o seu " Prakriti" - a sua Natureza.


Este mês, venha conhecer o mundo fascinante da medicina ayurvédica com a Massagem Ayurvédica no Float in, um dos métodos de cura desta forma medicina milenar.