sexta-feira, 18 de maio de 2018

Faça da Flutuação uma rotina, o seu Corpo e Mente vão agradecer!

Leave a Comment

Conheça todos os benefícios de Flutuar regularmente

Bastante completa, diferente e irreverente a terapia da Flutuação está repleta de benefícios para a saúde mental e física, quando feita regularmente. 
São 300kg de Sal Epsom, dissolvidos em 600 litros de água à temperatura do corpo, num flutuário construído para esse feito, simulando os banhos de sal mineral do Mar Morto, em Israel. 

Ao flutuar todos os estímulos externos, como a luz, o som, o toque, a temperatura e até a força da gravidade são reduzidos, levando a uma privação sensorial que vai proporcionar um profundo estado de relaxamento e paz interior — uma espécie de limbo. 
O ponto de relaxamento é tamanho que é como se de uma meditação profunda se tratasse, aquelas que os monges buditas alcançam após vários anos de prática. O cérebro entra, assim, num estado designado de “ondas cerebrais theta”. — A flutuação pode até surgir como um atalho aos anos de treino para uma meditação profunda. 



Esta terapia, que nos Estados Unidos da América é bastante comum, é altamente eficaz para eliminar o stress e potenciar uma sensação de bem-estar profundo, para lhe dar uma maior qualidade de sono e relaxar totalmente. Uma hora neste estado de suspensão — lembremo-nos que são os 300quilos de sal que vão fazer com que o corpo fique suspenso na água — equivale sensivelmente a 4/6 horas de sono, acelerando o processo de recuperação do corpo, físico e mentalmente. 
Numa só sessão a melhoria da qualidade de sono já vai ser notada, mas incluir regularmente a flutuação na rotina vai trazer um acréscimo à sua qualidade de vida, visto que as horas de sono e a qualidade do mesmo são bastante importantes para a saúde.  

Outro dos grandes benefícios de fazer da flutuação uma constante é o aumento das capacidades cognitivas, incrementando a capacidade de atenção e o foco. Influenciando a capacidade de aprendizagem e a criatividade, reforçadas durante e depois da terapia de flutuação.  

A nível físico uma das grandes mais valias é a redução ou eliminação das dores musculares, óptimo para quem tem lesões crónicas, bem como o aceleramento da recuperação muscular. São vários os desportistas de alta competição que já aderiram a esta terapia para uma melhor performance, a título de curiosidade na NBA são várias as equipas que apostam na flutuação. 
O sal Epsom utilizado na flutuação é , também, benéfico para os ossos e articulações, e também para pele, suavizando-a. 

Vários estudos demonstram que a terapia de flutuação tem um impacto significativo na melhoria do humor. As razões apontadas para este aumento do nível de felicidade incluem os níveis elevados de dopamina e endorfinas alcançados, devido ao estado meditativo profundo alcançado ao flutuar, as atrás referidas ondas cerebris theta. 

Também a ansiedade é reduzida com esta terapia. Porquê? Porque a actividade cerebral é diminuída dado ao estado de relaxamento atingido e como tal algumas partes do cérebro ficam como que desligadas e uma delas é a responsável pela actividade na amígdala, que é por sua vez responsável pela nossa resposta face ao perigo e à posterior ansiedade. 
Durante a flutuação, a amígdala basicamente desliga, "diminuindo" a ansiedade no cérebro. Quanto mais as sessões de flutuação realizadas, mais facilmente se atinge este estado. 

Em suma, flutuar regularmente pode servir como uma terapia para um enorme número de problemas, coisas que todos queremos evitar nas nossas vidas; e também para potenciar vários aspectos positivos, lembremo-nos da maior capacidade de concentração, maior foco e melhor regeneração celular, há na flutuação um incremento na nossa performance diária — e não falamos apenas nos desportistas, mas sim em qualquer profissão, todos precisamos de maior atenção e foco, alguns mais criatividade e força física.  

Os entusiastas da terapia poderão utilizar a flutuação como parte de uma rotina semanal ou mensal, para melhorarem a sua produtividade ou simplesmente para fazer uma manutenção do seu bem-estar e para isso o Float in tem dois Pack de flutuação disponíveis: um de 3 e outro de 10. Uma forma mais cómoda e económica de flutuar regularmente. 
No presente mês de Maio ainda com uma oferta de mais uma sessão, ao adquirir um pack! 

0 comentários:

Enviar um comentário